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Condições de Reparação

Introdução

Fizemos todos os possíveis para tornar estas condições de reparação fáceis de ler e entender. No entanto, dadas as particularidades existentes nos serviços de reparação, acabam por ser extensas e minuciosas em alguns pontos.

Sublinhámos as condições que consideramos mais importantes para o cliente, isto sem desvalorizar a importância das restantes condições que também deverá ter em consideração.

 

Admissão

Sempre que possível, todos os equipamento são sujeitos a testes de admissão antes de darem entrada para reparação. Estes testes servem exclusivamente para detetar outras anomalias passíveis de serem reparadas. A não deteção de anomalias no momento dos testes de admissão não é de todo indicativa que o equipamento não possui anomalias nos componentes testados ou noutros componentes impossíveis de testar. Os testes de admissão efetuados pela iPartiu não servem de todo como garantia do correcto funcionamento do equipamento.

 

Diagnóstico

Os diagnósticos na iPartiu são gratuitos.

O resultado do diagnóstico é obtido por metodologia de resolução por substituição. Isto é, sempre que o problema detectado é resolvido recorrendo à substituição de um componente, e durante o tempo que o equipamento permanece nas instalações da iPartiu, assume-se que o problema se encontra nesse componente, até prova em contrário.

Caso o cliente opte pela reparação com base no diagnóstico facultado, terá 14 dias para confirmar se o problema ficou resolvido, conforme condições detalhadas mais à frente na secção “Reparação”.

Deste modo reduzimos o tempo que o cliente fica sem acesso ao seu equipamento, evitando que tenha que deixar o equipamento nas instalações da iPartiu para validação do diagnostico.

 

Tempo de Reparação

Qualquer tempo de reparação facultado ou anunciado é sempre uma previsão baseada em condições ideias de reparação. Infelizmente é impossível garantir com um grau de certeza absoluto que uma determinada reparação é concluída num determinado período de tempo.

Apesar da iPartiu tudo fazer ao seu alcance para terminar a reparação dentro do período de tempo previsto, não se responsabiliza por qualquer dano resultante do não cumprimento do tempo de reparação previsto.

 

Reparação

Por vezes, certos componentes poderão estar num estado de ruptura eminente, que se pode agravar ou concretizar durante uma intervenção ao equipamento (ex.: cabos a rasgar, solda estalada, chip na placa mãe a dessoldar da placa, etc). Poderão também existir outras anomalias que não são possíveis de detectar antes da intervenção. Como tal, após a intervenção no equipamento, a iPartiu não se responsabiliza por anomalias detectadas noutros componentes que não os reparados ou intervencionados pela iPartiu.

A iPartiu não se responsabiliza por pequenos danos estético causados ao equipamento durante a reparação, desde que os mesmos não comprometam o correto funcionamento do equipamento e não ocupem uma área superior a 2% da área total exterior do equipamento.

Caso o problema que motivou a reparação se mantenha após recolha do equipamento das instalações da iPartiu, o cliente poderá nos 14 dias seguintes ao da reparação solicitar a devolução do valor da reparação, onde a iPartiu reverterá a reparação e devolverá o valor pago.

Para que tal seja possível, o cliente deverá guardar as peças substituídas durante o período de testes e fazer-se acompanhar das mesmas aquando o pedido de devolução. Caso já não tenha as peças consigo, ou não as tenha solicitado aquando a recolha do equipamento, a iPartiu poderá colocar peças que ainda se encontrem por enviar para reciclagem, sem garantia de disponibilidade ou do estado das mesmas.

O valor da Mão de Obra (Intervenção) só é devolvido quando todas as peças substituídas nessa intervenção também são devolvidas.

Em particular, compete-nos informar que a troca da bateria de um equipamento nem sempre resolve o seu problema de fraca autonomia. Tal acontece maioritariamente quando o circuito de carregamento da Placa Mãe do equipamento se encontra danificado. Esta situação ocorre mais frequentemente com a utilização de acessórios de carregamento não oficiais / certificados, ou fontes de energia instáveis (ex.: automóveis, baterias externas, computadores antigos, etc).

Os equipamentos reparados pela iPartiu irão perder a certificação IP67 e IP68 (resistência a líquidos), quando aplicável.

Imprevistos

Dadas as particularidades dos serviços prestados pela iPartiu, poderão ocorrer imprevistos durante o tempo que o equipamento fica em reparação nas instalações da iPartiu.

Caso o equipamento do cliente que tenha sido admitido para reparação seja extraviado (ex.: roubo), destruído (ex.: incêndio), danificado (ex.: pico de corrente) ou inutilizado (ex.: incidente durante a reparação) a iPartiu compromete-se a compensar o cliente com uma das seguintes 3 opções:

  • reparar os danos
  • devolver um equipamento com as mesmas características ou superiores, em igual ou superior estado de conservação, num prazo máximo de 30 dias após ocorrência do incidente.
  • indemnizar o cliente no valor expectável (VE) do equipamento, cujo cálculo é explicado mais em baixo.

Qualquer uma das opções apresentadas compensará completamente o cliente, competindo apenas à iPartiu a escolha de uma das opções.

O valor expectável (VE) do equipamento será o maior dos seguintes:

  1. VE = Valor de Aquisição x ( 1 – (Número de Dias desde Data de Aquisição / (4 x 365))
  2. VE = Valor de Aquisição x 0,2

Resumindo, o Valor Expectável do equipamento é reduzido em 25% por ano até ao mínimo de 20%, ambos em relação ao valor de aquisição. 

Para o cálculo dado Valor Expectável é necessário factura válida e emitida por programa certificado de faturação com IMEI ou Número de Série do equipamento. Caso não exista factura, considera-se como data de aquisição e valor de aquisição o primeiro dia em que um modelo com as mesmas características foi colocado em venda ao público e o seu valor de venda, respetivamente.

A iPartiu não se responsabiliza por dados pessoais perdidos nem por quaisquer outros danos resultantes da ocorrência de imprevistos.

 

Garantia

Em concordância com a legislação em vigor, todas as peças colocadas nos serviços de reparação gozam de 3 anos de garantia.

Todos os serviços aplicados nas reparações gozam de 5 anos de garantia, salvo as exceções identificadas nas presentes Condições de Reparação.

Não se incluem na garantia:

  • Peças partidas / danificadas
  • Danos provocados por infiltração de líquidos
  • Danos causados por quedas, choques ou pressão exercida no equipamento
  • Danos causados por uma utilização indevida do equipamento
  • Danos causados pela utilização de acessórios não oficiais e não recomendados pela marca do equipamento
  • Danos causados por defeitos já existentes no equipamento antes da reparação e que comprometem a correta instalação da nova peça (ex.: estrutura empanada, bateria inchada, etc)
  • Ilegibilidade do ecrã com óculos polarizados
  • Desgaste natural
  • Anomalias que só ocorrem em certas versões do sistema operativo do equipamento

No caso das Baterias, considera-se um desgaste natural a perca de capacidade até 1% a cada 20 ciclos completos de carga.

A garantia incide apenas sobre as peças substituídas e serviços efetuados.

É importante referir que a resistência ao choque de uma peça reparada ou substituída nunca será a mesma que uma peça instalada de origem durante o fabrico do equipamento. Por mais pequeno que seja o dano físico causado na peça e independentemente de ter ocorrido logo após a reparação ou no final da garantia, o mesmo irá inviabilizar a garantia da peça.

Intervenções ao equipamento efetuadas pela iPartiu irão inviabilizar a garantia original do equipamento, se ainda estiver em vigor.

Caso detecte alguma anomalia na peça ou no serviço prestado durante o período de garantia, deverá fazer-nos chegar o equipamento o quanto antes, diretamente nas nossas instalações ou solicitando um pedido de recolha gratuita (apenas em Portugal Continental). Se entretanto a peça sofrer danos não cobertos pela garantia antes de nos fazer chegar a mesma, esta perderá a cobertura de garantia.

A iPartiu disponibiliza algumas peças em vários níveis de qualidade. A garantia não cobre as particularidades e limitações da qualidade de certas peças, especificadas no seguinte endereço: https://www.ipartiu.pt/qualidade-das-pecas/ .

 

Dados Pessoais

A iPartiu fará todos os possíveis para que os dados pessoais contidos nos equipamentos não sejam apagados ou corrompidos após a intervenção ao equipamento. No entanto, poderão ocorrer imprevistos durante a intervenção ao equipamento ou durante a sua estadia nas nossas instalações (ex.: incêndios, roubos, inundações, desastres naturais, etc), não podendo a iPartiu ser responsabilizada se por algum motivo não for possível recuperar esses mesmos dados.

O cliente deverá sempre efetuar uma cópia de segurança antes de entregar o seu equipamento para reparação. Ao não efetuar essa cópia de segurança, o cliente assume o risco de poder perder esses dados irreversivelmente.

A iPartiu informa ainda que existem procedimentos internos que proíbem a visualização, consulta e cópia de dados pessoais dos equipamentos dos seus clientes, desde que tal não tenha sido autorizado e não seja necessário para uma correcta intervenção ao equipamento. No entanto, a iPartiu não se responsabiliza por eventuais acessos não autorizados aos dados pessoais por parte dos seus funcionários.

 

Levantamento

O equipamento deverá ser levantado pelo cliente no prazo máximo de 90 (noventa) dias após a conclusão da reparação.

A conclusão da Reparação é comunicada ao cliente para os contactos facultados aquando a admissão do equipamento. Caso não tenha sido facultado nenhum contacto, ou os mesmos se encontrem incorrectos, considera-se que a reparação ficou concluída 30 dias após a admissão do equipamento.

Caso o Cliente não proceda ao levantamento do equipamento durante o período estabelecido, o equipamento é automaticamente considerado como abandonado, entrando num processo de reciclagem ou destruição.

A iPartiu declina toda e qualquer responsabilidade sobre equipamentos abandonados.

O cliente ao efetuar o levantamento do seu equipamento nas nossas instalações tem a responsabilidade de testar totalmente o bom funcionamento do equipamento.

 

Transporte

Sempre que o cliente recorre aos serviços de transporte da iPartiu aceita que os mesmos sejam prestados por entidades externas contratadas pela iPartiu.

É da responsabilidade do cliente o devido acondicionado do conteúdo e da embalagem.

A iPartiu contrata à transportadora um seguro de transporte no valor de 1000€, contra danos causados ao interior da embalagem e extravio de objectos, cuja responsabilidade seja da transportadora. Caso o valor do abjecto a transportar seja superior a 1000€, a indemnização será no máximo de 1000€. Caso o cliente não concorde, deverá fazer chegar o equipamento à iPartiu pelos seus próprios meios.

Em caso de danos causados ao equipamento durante o transporte, o cliente aceita a conclusão resultante das averiguações efetuadas pela transportadora, excluindo a iPartiu de qualquer responsabilidade. Só a transportadora poderá averiguar se os danos foram realmente causados pelo transporte deficiente, se tal decorreu de um acondicionamento deficiente ou se os danos já existiriam antes do transporte.

Em cado de extravio de objectos, o cliente aceita a conclusão resultante das averiguações efetuadas pela transportadora, excluindo a iPartiu de qualquer responsabilidade. Só a transportadora poderá averiguar e controlar a entrega dos objectos, tendo os devidos meios de controlo para registar as recolhas e entregas.

Para fins de indemnização, a transportada necessita de documento comprovativo do valor do equipamento. Caso o cliente não possua documento comprovativo do valor do equipamento, deverá fazer chegar o equipamento por outros meios à iPartiu.

A iPartiu não se responsabiliza por dados pessoais perdidos nem por quaisquer outros danos resultantes da ocorrência de imprevistos no transporte.

 

Reparação da Placa Mãe

– A garantia da Reparação da Placa Mãe é de 12 meses.

– A Reparação da Placa Mãe dependente de diagnóstico, podendo não ter reparação.

– A tentativa de Reparação da Placa Mãe poderá causar outros danos irreversíveis ao equipamento. A iPartiu não se responsabiliza por esses possíveis dados.

– A Reparação da Placa Mãe não é possível de ser reembolsada a partir do momento que é autorizada pelo cliente e concretizada com sucesso.

– Após a Reparação da Placa Mãe, poderão ser detetadas outras anomalias nos componentes que não eram possíveis de detetar até então. O cliente será informado, e a sua reparação ficará a aguardar autorização por parte do cliente. A não aceitação dessas reparações não inviabilizam a Reparação da Placa Mãe que entretanto já foi aceite e concretizada com sucesso.

– A Reparação da Placa Mãe irá inviabilizar o programa de Exchange da Apple.

 

Limpeza por Ultra-sons

– A garantia da Limpeza por Ultra-sons é de 6 meses.

– A Limpeza por Ultra-sons prevê apenas a recuperação da Placa Mãe. Poderão existir outros componente danificados que necessitem de ser substituídos.

– A tentativa de Limpeza por Ultra-sons poderá causar outros danos irreversíveis ao equipamento. A iPartiu não se responsabiliza por esses possíveis dados.

– A Limpeza por Ultra-sons não é possível de ser reembolsada a partir do momento que é autorizada pelo cliente e concretizada com sucesso. Caso a limpeza por Ultra-sons não recupere a Placa Mãe, não será cobrado qualquer valor.

– Após a Limpeza por Ultra-sons da Placa Mãe, poderão ser detetadas outras anomalias nos componentes que não eram possíveis de detetar até então. O cliente será informado, e a sua reparação ficará a aguardar autorização por parte do cliente. A não aceitação dessas reparações não inviabilizam a Limpeza por Ultra-sons que entretanto já foi aceite e concretizada com sucesso.

– A Limpeza por Ultra-sons da Placa Mãe irá inviabilizar o programa de Exchange da Apple.

 

Reparação de Baterias

– Para os modelos de iPhone XR ou superior, após substituir a bateria, o recurso “Estado da Bateria” aparece com a mensagem “Serviço”. Esta mensagem não afeta o correto funcionamento do equipamento. Esta mensagem aparece sempre que uma bateria é substituída por uma loja que não seja um provedor de serviços autorizado.

 

Reparação de Ecrãs

– A funcionalidade True Tone é desativada após a substituição do ecrã, seja qual a qualidade escolhida (Compatível, Recondicionado ).

– Não estão incluídos o auscultador, Face ID, sensores ou microfone.

– Caso os sensores que façam parte do sistema de segurança de deteção da face encontram-se danificados, o Face ID deixará de funcionar.

Preços de Reparação